Especialidades

A Implantologia é a especialidade que trata de reabilitar dentes em falta através da colocação de implantes.

Os implantes dentários não são mais do que raízes artificiais cuja composição é o titânio e são colocados no osso dos maxilares, suportando dentes ou próteses totais. Permitem desta forma a estética e a função mastigatória.

 

Quando há falta de dentes tem que obrigatoriamente substitui-los. A razão é que quando há espaços nos dentes, os dentes que estão ao lado e os oponentes movem-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrio nas arcadas dentárias. Para reabilitar estes espaços fazem-se próteses, fixas ou removíveis.

Uma gengiva saudável com dentes alinhados e nivelados têm uma enorme influência na sua imagem e na sua auto-estima.

A Endodontia, conhecida também por desvitalização, é a especialidade que actua nos problemas com a polpa dentária (nervo) e áreas peri-radiculares.

Tem como objetivo a renovação e desinfecção do espaço ocupado pela polpa dentária e seu preenchimento com material asséptico. Esta acção previne a exodontia (perda) do dente.

Especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o osso de suporte do dente e da gengiva que o rodeia.

A doença periodontal é uma patologia infecciosa que pode evoluir levando a que os dentes abanem, provocando espaços entre os dentes, abcessos, bolsas e recessões gengivais.

Pode tratar-se esta doença regenerando o osso e fazendo correcção do contorno gengival, recorrendo a materiais de regeneração e técnicas cirúrgicas cada vez com uma maior taxa de sucesso.

Prótese Fixa
As coroas são capas em cerâmica (sem metal) que se destinam a reconstituir a coroa natural do dente.
A ponte em cerâmica substitui um ou mais dentes.

Prótese Removível
As próteses removíveis podem ser parciais ou totais. Existem próteses acrílicas e próteses esqueléticas (em metal). Estas próteses destinam-se a substituir um ou mais dentes.